Design thinking na transformação digital dos negócios

Outros

O Design Thinking é uma abordagem revolucionária que reúne ferramentas, técnicas e conhecimentos para fragmentar um problema e desenhar ideias inovadoras para encontrar uma solução.

O ato de “pensar como um designer” faz com que as empresas encontrem novas maneiras (muitas delas digitalmente) para resolver as demandas de forma mais eficiente. É o conceito de pensar fora da caixa, de uma forma mais criativa e com um olhar crítico diante do contexto como um todo. Não é uma atividade que pode ser realizada somente por designers, mas por profissionais daquela área também.

Esse conceito que transformou a era digital dos negócios, veio como forma de metodologia, expressão e empatia. Mas qual a finalidade de tudo isso? Enxergar diversas possibilidades de soluções e cenários que se complementam.

O design thinking é um case de sucesso, principalmente nos negócios. Segundo o FuturoCom Digital, um exemplo perfeito disso é a Globoplay, plataforma de streaming da Rede Globo. A emissora de TV brasileira percebeu que a forma como as pessoas consomem conteúdos audiovisuais está mudando. Com a TV aberta em queda, os telespectadores preferem soluções menos engessadas e mais personalizadas, nas quais possuem a opção de assistir os programas que querem e na hora que querem. Ter essa visão foi essencial para que o grupo de comunicação mantivesse lucrando e competindo no mercado.

Outro exemplo claro de perceber como o design thinking está inserido em nosso meio e nem percebemos, é o próprio iFood. Antes, pedíamos o delivery pelo telefone da loja de nossa preferência e na maioria das vezes o tempo de espera era muito longo, pois não havia opções de motoboy. Além de ter que pagar na hora de receber e em muitas vezes, precisar do troco também.

Portanto, o iFood pensou em criar uma demanda para atender os clientes, entenderam as dificuldades e necessidades, para então, procurar uma solução que se adequasse à realidade.

Deu pra perceber como o design thinking interfere positivamente nos negócios e pode transformar o modo operante das empresas e até mesmo gerar novas ideias, serviços e produtos, não é mesmo? Por isso que compreender esse conceito é tão importante e faz tanta diferença para os negócios hoje em dia.