Dia Internacional da Mulher: A indústria de tecnologia é lugar para mulheres, sim!

Outros

No Dia Internacional da Mulher, é hora de refletir sobre sua participação no mercado global de TI.

Dificilmente lembramos os nomes das mulheres quando consideramos profissionais de referência na área ao longo da história. Para entender o porquê, basta analisar os resultados do estudo “Mulheres na TI: Representação da Mulher no Mercado Formal de Tecnologia da Informação no Brasil”. Não à toa, uma pesquisa realizada pela Softex mostra que, entre 2007 e 2017, a participação das mulheres no mercado de trabalho de TI caiu de 24% para cerca de 20%. No mesmo período, porém, o número de mulheres que trabalham nessa área dobrou, passando de 21.253 para 40.492.

A redução do índice foi um aumento de 144% no número de homens neste campo, de 67.106 em 2007 para 163.685 uma década depois. Cada vez mais as mulheres estão reconhecendo sua importância no mercado de trabalho, enfatizando virtudes como: sensibilidade, a empatia, a multitarefa e capacidade de lidar com diferentes situações.

Dia Internacional da Mulher e Associados B1Alliance: Promovendo a Igualdade Corporativa

Aproveitando a comemoração do Dia Internacional da Mulher, buscamos maneiras de inspirar os gerentes a tomar medidas para ajudar as mulheres em suas empresas.

Veja algumas medidas que ajudam a minimizar o preconceito de gênero na sua operação de tecnologia.

-> Conscientização dos colaboradores: Além de falar sobre o Dia Internacional da Mulher, precisamos adotar uma cultura organizacional.

-> Entrevistas: A primeira medida para envolver mais sua empresa na causa é começar com uma pré-seleção de candidatos. Tente marcar o mesmo número de entrevistas com candidatos e candidatas

-> Salário: Lembre-se que os cargos ocupados por mulheres devem ser remunerados da mesma forma que os profissionais homens. Entre 2012 e 2018, as mulheres ganharam em média 20,5% menos que os homens, segundo estudo do IBGE.

Quer saber mais sobre nossos parceiros? Entre em contato hoje mesmo!