Gennera – Case de sucesso: desde 2008, Unifin relata vantagens de ter um sistema educacional único, integrado e on-line

Parceiro

A Faculdade São Francisco de Assis iniciou suas atividades em 2003, abrindo inicialmente as portas para atender 150 alunos matriculados em 2 cursos. Já nesse começo, a instituição sentia dificuldades por não possuir autonomia e segurança nos dados, ocasionadas pela falta de integração das informações.

Em 2008, a Unifin já contava com mais de 1200 alunos, e decidiu buscar soluções de ERP educacional. A Gennera foi escolhida por ser o primeiro sistema 100% on-line, possuindo data center e integração dos módulos acadêmico e financeiro – o que já resolvia a maior parte dos problemas da IES.

Nesse artigo falaremos de cada desafio superado ao longo desses 13 anos de parceria, dando foco à importância da integração do software a todas as áreas da faculdade, e também de como a presteza e disponibilidade para a melhoria contínua é essencial para o relacionamento.

Sobre a Unifin

Faculdade São Francisco de Assis foi criada em 2002 por um grupo de professores, que tinham o objetivo de oferecer ensino de qualidade e de forma acessível, através de um modelo de gestão democrático, oportunizando a formação acadêmica com baixo custo.

Sendo hoje uma das mais importantes instituições de ensino superior do sul do Brasil, concentra sua atuação na capital do Rio Grande do Sul. A instituição oferta 18 cursos de graduação, sendo 4 deles inteiramente na modalidade EAD, além de vários cursos de pós-graduação, em três áreas diferentes do conhecimento.

Tendo a boa comunicação com os alunos como um dos pilares dos objetivos institucionais, a Unifin encontrou no Gennera Academic One uma solução completa, bem estruturada e robusta, sendo essa parceria a protagonista de várias conquistas, ao longo dos 18 anos de história.

Crescendo juntos

Somos uma solução integrada, modular e estável, mas o foco em melhoria contínua traz, através de pesquisas e feedbacks dos clientes, upgrades que beneficiam todos os parceiros. A Unifin passou por grande parte dos avanços no Gennera Academic One, inclusive pela remodelação de 2018, que tornou nosso sistema totalmente modular, com atribuições mais bem definidas e processos mais claros.

Podemos dizer, com orgulho, que também participamos dos maiores avanços da Unifin, e falaremos agora de cada um deles.

Credenciamento do EAD junto ao MEC e o AVA integrado

A Faculdade São Francisco de Assis recebeu, entre 2018 e 2019, várias comissões do Ministério da Educação, no intuito de autorizar o funcionamento de alguns cursos na modalidade de ensino a distância.

Ao buscar alternativas para o ambiente virtual de aprendizagem, constatou-se que o Gennera Academic One possuía um AVA nativo, integrado ao ERP, não tinha nenhum custo adicional e já estava pronto para o uso.

O AVA foi então implementado, e foi um dos critérios mais importantes para que o MEC atribuísse Nota 5 (pontuação máxima) à faculdade. 

Na avaliação, o MEC ressaltou que o nosso AVA “foi desenvolvido para facilitar o processo de integração virtual entre professores, tutores e alunos, propiciando a total integração e acesso por qualquer dispositivo móvel que tenha acesso à internet. O ambiente disponibiliza materiais em PDF, vídeos e demais recursos apropriados para o projeto proposto no PPC que possibilitam o processo de cooperação.”

A Gennera está sempre preocupada em trazer o melhor em termos de tecnologia na educação, trazendo um sistema totalmente integrado, moderno e eficaz onde apresenta, em forma de relatórios e de consultas em tela, as informações necessárias para que toda a equipe possa dedicar-se mais à principal atividade: o ensino e o aprendizado.

O sistema permite que os funcionários, alunos, professores e gestores sejam protagonistas através da facilidade em usar os recursos dos portais, tendo flexibilidade e dando autonomia, destacando seu visual moderno, interativo e confortável

Os diversos módulos são bem divididos, mas integrados, proporcionando segurança e clareza, e permitindo fluidez nos acessos e continuidades de solicitações, trazendo ainda autossuficiência no controle das suas necessidades com declarações e históricos, atividades complementares, seus pagamentos e boletos, quadro de horário, material de aula, notas, entre muitas outras funcionalidades através no Módulo Sala de Aula.

Módulo Matrícula + Módulo Financeiro: 35 horas de trabalho economizadas por mês

Possuindo integração com os gateways de pagamento, o Módulo Financeiro gerou facilidade e independência para os alunos, que agora controlam seus dados e sua história acadêmica no APP do celular, e também para os funcionários da faculdade. 

Além de o acesso às informações para gestores e mantenedores ficar muito mais simples, gerando economia, segurança e rapidez, o fluxo de trabalho da equipe de atendimento foi consideravelmente reduzido, uma vez que ligações para tirar dúvidas e fazer reclamações caiu de forma notável. 

comunicação sobre pagamentos também ficou mais clara, rápida e objetiva, com o envio e controle de mensagens de vencimento de boleto, boletos vencidos e muitas outras informações.  A funcionalidade de rastrear mensagens recebidas e abertas pelo público ao qual foi destinada ajudou a economizar aproximadamente 20 horas/mês do setor financeiro, que puderam se dedicara outras atividades, como conferência dos documentos do FIES e ajustes dos aditamentos.

A Secretaria teve uma redução de aproximadamente 15 horas mensais para atendimento de alunos ingressantes após implantar a matrícula on-line, onde o estudante é 100% protagonista. O ingressante, através de uma plataforma amigável e autoexplicativa, cadastra seus dados pessoais, escolhe seu curso e disciplinas, envia seus documentos e, com integração ao Módulo Financeiro, gera seus boletos para pagamento.

A visão dos gestores

Para os gestores da instituição e do sistema, a segurança e as facilidades de permitir e bloquear funcionalidades e recursos dos usuários gera satisfação e permite que possam dedicar mais tempo e esforços em atividades que proporcionem criatividade na captação de alunos e atividades de ensino, pesquisa e extensão, que são os conceitos primordiais para uma instituição de ensino superior.

A integração entre os módulos permite que inúmeras instituições, sejam de pequeno, médio ou grande porte, possam ter excelência e simplicidade em seus processos internos, como a Faculdade São Francisco de Assis, independente se atendem ao ensino básico (educação infantil, ensino fundamental ou médio), ensino superior, cursinhos ou educação continuada.

A versatilidade do SAP BusinessOne, integrado ao nosso ERP, abarca todas as necessidades e realidades das instituições de ensino, sendo o Gennera Academic One o único One pode dar à sua Instituição de Ensino falando agora com um de nossos consultores!sistema necessário para a gestão de uma IE.

Além disso, todas as nossas soluções contam com apoio e proximidade de uma equipe treinada, bem disposta e atenciosa.

Descubra você também as facilidades e diferenciais que só o Gennera Academic