Utilização de novas tecnologias no terceiro setor

Outros

Terceiro setor é o nome que foi adotado para designar as instituições que não fazem parte do Estado e nem do mercado. Por não pertencerem ao setor público e nem ao setor privado, estariam num terceiro setor. Alguns exemplos são: fundações, ONGs e organizações religiosas.

O terceiro setor surge como uma associação de pessoas que buscam o bem comum e procuram oferecer algo para a sociedade em áreas de lazer, cultura, educação, saúde, entre outras áreas.

A utilização de novas tecnologias nesse setor já é uma realidade. É um movimento natural, tendo em vista que essas organizações precisam acompanhar o processo de modernização para seguir operando com êxito em suas atividades.

As novas tecnologias contribuem muito para o desenvolvimento dessas instituições, porque elas prestam serviços importantes à população. E devem estar conectadas às inovações e demandas do mercado, além de proporcionar muitas vantagens, sendo elas:

– Divulgação do serviço, atividade ou produto;

– Divulgação das ações realizadas;

– Transparência na utilização dos recursos;

– Captação de recursos por meio de parceiros e licitações;

– Uma boa troca e comunicação com os parceiros e usuários.

Apesar das organizações do terceiro setor estarem em uma categoria diferente, elas possuem papéis sociais importantes dentro do mercado. Por essas razões que, as formas como as novas tecnologias são utilizadas no terceiro setor não diferem muito do que é visto nas empresas privadas.